Introdução
Neste capítulo, vamos definir o primeiro projeto que desenvolverás durante a tua aprendizagem em Programação Orientada a Objetos (POO) com Python. Esta unidade é crucial porque um bom entendimento do projeto permitirá que planeies e organizes o trabalho de uma forma eficiente e eficaz. Vamos ver não só o que será desenvolvida no projeto, mas também como deves abordar a sua realização.
O Projeto: Sistema de Gestão de Biblioteca
O primeiro projeto será a criação de um Sistema de Gestão de Biblioteca. Este projeto irá focar-se nos conceitos fundamentais de POO, tais como classes, objetos e encapsulamento.
Objetivos do Projeto
- Criar Classes: Vais aprender a definir classes que representem os diferentes elementos da biblioteca, como livros e utilizadores.
- Instanciar Objetos: Vais criar e manipular objetos a partir das classes definidas.
- Encapsulamento: Vais aprender a proteger a informação utilizando variáveis privadas e métodos públicos para aceder a essas variáveis.
Requisitos Funcionais
Funcionalidade 1: Gestão de Livros
A biblioteca necessita de uma forma de gerir os seus livros. Precisamos de criar uma classe Livro
que contenha:
- Título
- Autor
- ISBN
- Estado (disponível ou emprestado)
No contexto do POO, esta classe terá métodos para:
- Adicionar um novo livro
- Alterar o estado do livro (emprestar ou devolver)
Funcionalidade 2: Gestão de Utilizadores
A biblioteca também gere os seus utilizadores. Criaremos uma classe Utilizador
que terá:
- Nome
- ID de Utilizador
- Listagem de Livros Emprestados
Esta classe terá métodos para:
- Registar um novo utilizador
- Atualizar a lista de livros emprestados
Como Abordar o Projeto
Vamos dividir o desenvolvimento deste projeto em passos. Cada passo irá focar-se numa funcionalidade específica e permitir-te compreender profundamente os conceitos que estás a aprender.
Passo 1: Definir as Classes
Começa por definir as classes Livro
e Utilizador
. Decide quais são os atributos de cada classe e como devem ser inicializados. Deves criar uma classe Biblioteca
responsável por gerir todo o processo.
Passo 2: Implementar Métodos Básicos
Em seguida, adiciona métodos às classes para gerires os atributos. Por exemplo, criar métodos para emprestar e devolver livros assim como os getters e setters
Passo 3: Testar o Sistema
Depois de definires e implementares as funcionalidades básicas, testa o teu sistema manualmente criando instâncias dos objetos e executando os seus métodos.
Dicas úteis
- Planificação: Antes de começar a codificar, planeia as funcionalidades e a estrutura do teu projeto. Isto ajudará a evitar problemas no futuro.
- Documentação: Documenta o código, anotando o que cada método faz. Isto é útil não só para ti, mas também para outras pessoas que possam vir a ler o teu código.
- Testes Frequentes: Testa frequentemente o teu código para garantir que está a funcionar conforme esperado. Pequenos erros são mais fáceis de corrigir se detectados cedo.
Resumo
Neste capítulo, definimos o primeiro projeto, que será um Sistema de Gestão de Biblioteca. Abordámos os principais objetivos, requisitos funcionais e como deves planificar e começar a implementação do projeto utilizando os conceitos de POO em Python. Há ênfase em criar classes, instanciar objetos e implementar métodos para manipular os dados de forma eficaz.
Quiz
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Qual é a principal funcionalidade da classe
Livro
no Sistema de Gestão de Biblioteca?- a) Guardar informações sobre autores
- b) Gerir o estado dos livros (disponível ou emprestado)
- c) Registar os utilizadores
- d) Mostrar todos os livros da biblioteca
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Quais são os atributos principais da classe
Utilizador
?- a) Nome e Título
- b) Nome e ID de Utilizador
- c) Autor e ISBN
- d) Nome e Listagem de Livros Emprestados
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Qual é um exemplo de encapsulamento no projeto definido?
- a) Utilizar métodos públicos para aceder a variáveis privadas
- b) Definir apenas atributos públicos nas classes
- c) Usar classes internas
- d) Proteger os métodos das classes com senhas